DUJOUR - CROCHÊ + JEANS HELPANDO - COMO USAR MEIA CALÇA PRETA BEAUTÉ - BASE GIORGIO ARMANI INSPIRAÇÃO - GYPSY STYLE

Reflexão - A pirataria no mundo da moda

Hoje em dia, consumir um objeto de desejo comum da sociedade em que vivemos, se tornou muito fácil com a pirataria. A ''democracia do luxo'', como prefiro chamar, é crescente entre homens e mulheres principalmente quando se trata do mundo da moda.

Bolsas, cintos, sapatos, maquiagens e até perfumes, são produzidos ilegalmente e vendidos a pessoas que querem tirar vantagem disso, como também as que compram, pois querem ostentar um ''símbolo'' de riqueza e sucesso, ainda que pirateado na busca da inclusão social.

Na minha opinião, quem consome desse bem falsificado, ou ''inspired''como gostam de chamar, estão de olhos fechados para outras questões importantes como o retardamento da economia do país e ao trabalho escravo, nas quais muitas empresas informais tiram proveito. 

Não estou me referindo somente às pessoas que possuem baixo poder aquisitivo, mas e principalmente do comportamento das que tem condição de pagar por uma original, e esfregam na cara dos demais aquela ''it bag falseta'' e não admitem que querendo ou não, estão participando desse contrabando, mesmo que indiretamente.

Não vou falar que acho barato os produtos dessas marcas mundialmente renomadas, mas como amante da moda eu entendo, dou o devido valor e sonho como tantas mulheres.

Nem todos irão concordar comigo, mas gostaria que a minha opinião fosse respeitada. 


''Falsidade é igual a calça saruel, parece que tá na moda, afinal todo mundo faz uso. Mas no fundo, no fundo, todos sabem o quanto é feio.''
- Ana Carolina, compositora

''Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são.''
- William Shakespeare



39 comentários:

  1. Nao compro falsifificada mas eu não tenho donheiro nem p comprar uma baratinha sen marca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muitas bolsas da Renner e C&A que são super acessíveis e lindas! Não estou falando que tudo que a gente compra precisa ser de marca! Mil beijinhos!

      Excluir
  2. Bom, concordo em partes.. Você esqueceu de mencionar as inúmeras grifes famosas que todas amam e que utilizam um trabalho escravo absurdo, fora o trabalho com os animais e etc..mas por ser coisa boa e que envolve muito dinheiro, não é tão explanado. A única que foi, de fato, desmascara foi a Daslu e não perdeu nem 1/3 das suas clientes mesmo com o trabalho escravo. Gosto do seu blog e gosto de gente que assim como eu fala o que pensa. Sou contra produtos piratas também, apesar de ja ter comprado filmes de ultima hora nas ruas ou até mesmo um óculos nessas feiras de praia por aí. Respeito sua opinião mas acho que você foi um pouco infeliz, não sei se faltou argumentos mas deixou parecer um pouco de "quem tem dinheiro usa e quem não tem, não use" e acho que as coisas não funcionam por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada por ter deixado sua opinião aqui! Bem, eu estava com medo justamente de acharem o texto preconceituoso, mas é somente o meu ponto de vista em relação a esse problema! Espero que entenda =)) Beijinhos e obrigada mais uma vez!

      Excluir
    2. Nao acho que a opiniao da amanda foi de quem tem dinheiro usa e quem nao tem nao usa. Mil perdoes, mas pra mim é estupidez a ostentaçao de comprar uma bolsa falsificada porque querem justamente mostrar a marca, como se fossem de fato originais. E o pior: pelo menos aqui em juiz de fora chega a 120 reais uma bolsa dessas,sendo que outras com qualidade muito melhor saem bem mais baratas (e sem a vergonha de sair por ai com algo claramente falsificado). Eu nao tenho dinheiro pra uma louis vuitton, mas juntei pra uma victor hugo e ela é minha paixaozinha. tenho certeza que a sensaçao é muito melhor do que comprar uma que é extremamente mais barata mas que nao valeria nada de verdade.

      Excluir
    3. Thalita, você disse exatamente o que eu penso!!! Obrigada por deixar seu ponto de vista!! <3

      Excluir
  3. Concordo com o texto, existem muitas bolsas lindas com preços acessíveis e até mesmo marcas nacionais com preços mais caros como a Schutz. Comprar bolsas falsificas de grifes famosas fora do camelô é criar um falso status, e infelizmente a maioria não admite que suas bolsas sejam "inspired". Se não tem poder aquisitivo para comprar uma original desse tipo, compre de uma marca mais barata e menos famosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala!! Obrigada por deixar sua opinião <3

      Excluir
    2. E so que uma simples bolsibha na schutz e 800 reais, eu concordo sim com seu comentario mas em partes e Amanda acho que faltou argumentos o texto ficou muito perdido, te entendi mas nao sei parece que faltou algo

      Excluir
  4. Ah, eu não me importo se a roupa é de marca ou não... me agradando e não sendo de um material porcaria, eu uso sem problemas.

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão Amanda, mas creio que causará muita polêmica...eu gosto disso. Bjkas e boa sorte. :-)

    ResponderExcluir
  6. Uma grande dificuldade enfrentada pelas marcas de luxo é a pirataria. Os produtos do mercado de luxo não estão acessíveis a todas as pessoas, porém não deixam de serem desejados. A solução encontrada por muitos é adquirir produtos piratas, que não possuem as qualidades dos produtos originais, carregando apenas o nome da marca copiada, normalmente sem os atributos da mesma. Minha opinião é que o luxo deve ser observado como algo maior do que um estilo de vida caro, exclusivo e supérfluo. Ele é a tentativa de manifestar a perfeição na forma de uma mercadoria e/ou serviço, de fugir do ordinário, do comum. Essas características fazem do segmento de luxo uma parcela muito importante do comércio mundial. Viver esse estilo de requinte estabelece na sociedade uma dinâmica de distinção social, em que o consumo funciona como rótulo de classes, fazendo com que produtos e serviços adquiram um valor maior que o financeiro. Eles adquirem um valor simbólico. O desejo de crescer, de sobressair-se é próprio do ser humano e o luxo é a representação desse desejo no universo do consumo. O esmero,a qualidade e as sensações provocadas, as experiências com a marca e os estímulos aos sentidos reforçam o posicionamento do luxo no âmbito emocional e não racional. Esses fatores tornam essa fatia do mercado interessante e relevante, tanto em países desenvolvidos quanto em países emergentes tal qual o Brasil. Dai o “sucesso” do mercado pirata. Mercado esse que também encontra grandes consumidores em Juiz de Fora, muitas vezes na própria “elite” da cidade. Com isso, essas pessoas buscam se afirmar socialmente. A pirataria mostra que essas marcas estão fazendo um bom trabalho. É preciso ser desejado para ser falsificado. As falsificações representam uma ameaça para a economia porque nenhum percentual do dinheiro que a pirataria movimenta retorna ao mercado legal. No fim é uma grande perda para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ponto de vista William! Concordo plenamente com tudo que escreveu, muitíssimo obrigada pelo comentário!! Beijos

      Excluir
    2. Fico pensando...em que medida esse desejo de pertencimento ao usar artigos falsos inclui ou exclui uma pessoa de um grupo da sociedade? Outro ponto para reflexão... Adorei Amanda. Isso mostra que vc é autêntica por colocar com tanta transparência o seu "ponto de vista". Bjkas.

      Excluir
  7. Esse é um assunto polêmico e que merece uma melhor atenção sim... Hoje o mundo te vê pelo que você tem e o status vale mais que o caráter. Mas gostaria de fazer uma correção com relação a sua opinião.... Uma peça inspired não significa falsificada. Várias marcas brasileiras como shutz, ateen, 284, colcci.... E por aí vai.... Fazem peças inspired, que como o próprio nome diz são inspiradas em outras peças, principalmente de marcar internacionais. Isso não quer dizer que são peças falsificadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, concordo com você! Mas o inspired no meu ponto de vista pode ter ou não a logo da tal marca copiada... Entende? Beijinhos e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  8. Muito boa a reflexão Amanda, li um artigo no site da Época http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/08/mulher-rica-compra-mais-produto-pirata.html que falava justamente nesse ponto que você falou - pessoas com maior poder aquisitivo compram muita coisa pirata! Eles acham que estão enganando quem? Acho um absurdo querer transparecer algo que não é! O bonito é ser original em todos os aspectos da vida acredito que a moda está "democrática" só não podem confundir isso com a pirataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Também já li essa matéria, e é exatamente o ponto que quis chegar, mas muitas levaram a mal. Concordo PLENAMENTE com você! Mil beijos!!

      Excluir
  9. isso significa que quem não tem dinheiro só tem direito de usar coisas bem baratas, e mesmo baratas não podem ser originais ? acho q isso pouco afeta a pessoa , os crimes não acontecem so nas regiões pobres , o trabalho escravo ,como citado, não acontece apenas nos camelos , se a pessoa gosta do modelo e o que ela pode ser é uma replica , qual o problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora nenhuma disse isso. O ponto que quis chegar foi: pessoas com boas condições que compram produtos falsos para terem de alguma forma mais poder no meio em que vivem... Não quero crucificar ninguém, cada um usa e compra o que gosta, só estou dando o meu ponto de vista =) bjss

      Excluir
  10. amandinha marca nao é tudo , nem tudo que custa caro é sinonimo de qualidade muito menos beleza ! há marcas menos caras super bonitas , de que vale uma etiqueta? voces do mundo da moda deveriam passar uma imagem mais natural e real , e sempre adimirei isso em voce , nao entendi esse post de hoje , fugiu ao seu estilo ! beijoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! E é por isso que tenho várias peças de roupa sem marca, ou de fast fashion. Esse não é o ponto que me referi na reflexão! Espero que entenda... Beijinhos, obrigada pela sua opinião!

      Excluir
  11. Bom, opniao é opniao. Quem tem condiçoes, ou não, tem o direito de escolher oq comprar. Esses produtinhos inspired encontrados em camelos e tsunamis da vida tb circulam um tanto de dinheiro inimaginável. É obvio q a qualidade n é a msm, mans... e essa é a realidade de mt brasileiro: querer se vestir tao bem qt a classe rica. Eu acho tosco falsificar, colocar o nome da marca em produto de segunda, mas tenho mt coisa assim. Nao p fingir uma ostentaçao ou um status, mas pela beleza do produto, com o nome falso da marca ou n. Pagar 700 reais em um rayban n é p mi. Meu oculos inspired por exemplo se n tivesse o escrito rayban eu compraria do mesmo jeito. Enfim né, liberdade de expressao e estilo, uhuul! Seu blog é lindo, vc é linda. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!! Que legal seu ponto de vista, gostei mesmo! Exato, cada um tem o direito de escolher, desde que não usem aquilo como forma de garantir mais poder no meio em que vivem. Você foi sincera e disse que usa e ponto final. Eu valorizo isso. Mas e quem finge uma imagem somente por status? Me entende? Essa minha indiganção! MUITO obrigada pelo comentário, de verdade!! Mil beijos <3

      Excluir
  12. Concordo! Até porque se uma pessoa compra uma falsificação de grife, não é pelo preço e sim para mostrar a "marca"... Sejamos sinceros. Existem bolsas e roupas lindas sem que seja de marcas caras e famosas, e não é desmerecedor de forma alguma se uma pessoa tem apenas condição para tais marcas mais acessíveis. Mas agora, se ela compra falsificação, ela está apenas mostrando que se importa com o fútil e o supérfluo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, adorei o seu comentário... Disse tudo! Concordo muito =))) bjss

      Excluir
  13. Ano passado encontrei com uma amiga muito querida, linda e de alto poder aquisitivo. Estava com um óculos super lindo e de grife. Elogiei e ela com a maior simplicidade disse: é falci!!! No rosto dela e com o $$ que ela tem ninguém pensaria neh? Achei sua postura bacana...Livre arbítrio sem julgamentos...Ela já é poderosa com ou sem rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ninguém pensa que é falsificado, mas quem sabe reconhecer algo falso percebe de longe, seja bolsa, óculos... Obrigada! Bjss

      Excluir
  14. Desculpa perguntar, mas você ainda ta namorando? Hahaha eu sei que não tem nada a ver mas não sei jeito melhor de perguntar

    ResponderExcluir
  15. Nós do mundo da moda, sempre ficamos preocupados com a pirataria. Sua reflexão foi bastante interessante. Obrigada! Bjs da Tatiana.

    ResponderExcluir
  16. Não tenho nenhuma peça pirata e nem terei...se algum dia eu puder comprar uma bolsa legítima de griffe vou ter uma Gucci que acho o máximo rssss MEU SONHO DE CONSUMO. Prefiro enqto isso adquirir outras legítimas mais baratas e tão lindas quanto. Mandou bem nessa reflexão Amanda.. Bjs e boas festas de fim de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, também penso assim! Beijinhos, e muito obrigada! Desejo o mesmo pra vc e pra sua família <3

      Excluir
  17. Nossa Amanda, adoro o seu blog mas achei esse post muito desnecessário!! Acho que cada um compra o que quiser, de marca ou não! Discordo com o que você falou sobre inspired, como o próprio nome diz, é para inspirar! Tenho várias peças inspiradas na zara, por exemplo, mas com a etiqueta da loja que vendeu a peça!! Se a pessoa tem o sonho de usar uma bolsa de grife e não tem dinheiro pra isso, ela vai atras do sonho mesmo sendo em camelo! Meu sonho é ter uma bolsa da chanel, posso comprar, mas não quero gastar 5 mil reais numa bolsa dessa, e se eu achasse uma bolsa inspirada nela por um preço bem mais barato e bem parecida, eu compraria sem medo de ser feliz!! Tenho certeza que todo mundo tem alguma coisa falsificada, mesmo sendo um óculos baratex pra quebrar um galho em uma tal situação! Mas, você deu sua opinião, e eu a minha! Adoro o seu blog, mas me decepcionei um pouco com esse post!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, cada um pensa de uma forma, sabe? Eu respeito a opinião alheia =) Bjss

      Excluir

Seguidores

Arte gráfica e customização de Layout: Aline Oliveira - Designer sobre plataforma Blogger - Mais Template